Saúde faz campanha para que a população coloque em dia as vacinas contra a Febre Amarela
- 09/11/2024
- 0 Comentário(s)
A Secretaria Municipal de Saúde deu início nesta quinta-feira, 7, a uma campanha de orientação para a população para verificação e atualização das vacinas contra a Febre Amarela. De segunda a sexta-feira das 8h00 às 11h00 e das 13h00 às 16h00, todas as Unidades Básicas de Saúde estão fazendo a verificação das carteirinhas e aplicando as doses quando for necessário.
Itapira está inserida em uma área de risco para contaminação da doença porque está ao lado de dois municípios, Águas de Lindóia e Serra Negra, que confirmaram casos esse ano, sendo que um deles foi óbito. “E aqui temos muita mata, que é onde o mosquito atua, e também muitas práticas esportivas e de lazer, como passeios de bicicleta, trilhas e pesca, que colocam as pessoas não imunizadas em risco”, explicou a responsável técnica pela Vigilância Epidemiológica, Josemary Apolinário. Uma reunião de alinhamento da campanha foi realizada na tarde da última terça-feira, 5, na sala de reuniões do Hospital Municipal com todos os enfermeiros e enfermeiras responsáveis pelas UBSs.
A vacina contra a Febre Amarela faz parte do Calendário Nacional de Imunizações do SUS. A primeira dose é aplicada aos 9 meses de idade da criança e a dose de reforço é aos quatro anos. As pessoas que iniciaram o ciclo vacinal com mais de cinco anos tomam somente uma dose ao longo da vida. “Por isso é importante que as pessoas verifiquem em suas Unidades Básicas de Saúde se o ciclo vacinal está completo”, reforçou Josemary.
A Febre Amarela é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus transmitido por mosquitos, imunoprevenível, de evolução abrupta e gravidade variável, com elevada letalidade nas suas formas graves. A pessoa infectada por febre amarela pode desenvolver alguns sintomas, como: febre alta, icterícia, hemorragia e eventualmente choque e insuficiência de múltiplos órgãos.