Itapira ampliará ações de enfrentamento da dengue com recurso recebido do Governo
- 24/01/2025
- 0 Comentário(s)
A Secretaria Municipal de Saúde de Itapira irá ampliar as ações de combate a dengue com os R$ 378.415,00 que recebeu do Governo do Estado de São Paulo para serem aplicados no enfrentamento às arboviroses. A verba provém do IGM SUS Paulista (Incentivo à Gestão Municipal) e a consulta pública dos valores está disponível no site https://nies.saude.sp.gov.br/ses/publico/igm.
A viabilização de recursos financeiros para auxiliar os municípios paulistas no combate à dengue foi anunciada durante reunião do Governador Tarcísio de Freitas com gestores de saúde, realizada nesta quinta-feira, 23, no Palácio dos Bandeirantes. A Secretária Municipal de Saúde, Maria Sueli Rocha Longhi, esteve presente, acompanhada da equipe da Vigilância Epidemiológica.
“Parte desse recurso é uma antecipação de uma parcela que seria liberada em maio e será destinada às ações na Rede Básica. Com isso, investiremos em insumos para o atendimento dos casos de dengue nas Unidades Básicas de Saúde. A outra metade será usada para contratar mais equipes, que atuarão no bloqueio de criadouros e na nebulização das áreas mais críticas”, explicou Maria Sueli.
A Secretária de Saúde também reforçou o apelo à população para que elimine os criadouros de mosquito em suas casas. “Nossa pesquisa de índice larvário está sendo concluída, mas os dados preliminares indicam que a quantidade de larvas encontradas está muito acima do normal. O mais preocupante é que essas larvas estão sendo encontradas dentro das casas, e não em terrenos desabitados. Precisamos do apoio da população para eliminar os criadouros e, assim, reduzir a infestação de mosquitos e frear a contaminação neste momento”, alertou.
Além das ações de busca ativa de casos suspeitos e bloqueio de criadouros (vistoria nas casas, com retirada de materiais que acumulam água e aplicação de larvicida) nas áreas com casos confirmados, a Vigilância Epidemiológica iniciará na próxima semana a nebulização costal nas regiões onde as duas primeiras etapas (bloqueio e busca ativa) já foram concluídas. A agenda de aplicação está sendo finalizada e os agentes informarão os moradores um dia antes da ação por meio de panfletagem.
Grupos de trabalho intersetoriais
Durante o encontro com representantes de todos os municípios paulistas realizado na quinta-feira, o governador Tarcísio de Freitas também anunciou a criação do Centro de Operações de Emergências (COE) para o combate ao Aedes aegypti, um grupo formado por diversas secretarias e departamentos estaduais, com o objetivo de coordenar as estratégias e ações de combate ao mosquito, além de apoiar as regiões no planejamento estratégico.
Em Itapira, já existe há anos a Sala de Situação das Arboviroses, composta também por representantes de várias secretarias, para discutir ações conjuntas contra as doenças causadas pelo mosquito. A atualização da equipe de trabalho de 2025 foi divulgada no último dia 20, por meio do Decreto nº 011/2025.