Avaliação de Fluência Leitora mostra avanço significativo dos alunos da rede municipal em 2024
- 05/02/2025
- 0 Comentário(s)
![Avaliação de Fluência Leitora mostra avanço significativo dos alunos da rede municipal em 2024](admin/assets/img/news/1532-2025-02-05.jpeg)
A Secretaria Municipal de Educação divulgou os resultados da Avaliação de Fluência Leitora de 2024, realizada com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. O estudo, feito em dois momentos — no início (Entrada) e no final (Saída) do ano letivo —, tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento da leitura e garantir um aprendizado mais sólido nos anos seguintes. Os dados revelam um progresso significativo no desempenho dos estudantes, com 90% deles atingindo níveis adequados de compreensão e fluência para a sua idade escolar.
De acordo com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, a fluência leitora é uma ferramenta essencial para avaliar o desempenho individual dos alunos na leitura e compreensão de textos, identificando possíveis lacunas no processo de alfabetização. A avaliação considera critérios como a habilidade de decodificar palavras e pseudopalavras, a fluidez, o ritmo e a compreensão de textos adequados à faixa etária. Os alunos são classificados em seis níveis:
- Pré-leitor:
- Nível 1: O estudante não lê ou conhece letras, mas não as associa aos sons das palavras.
- Nível 2: O estudante identifica letras isoladas.
- Nível 3: O estudante lê silabando as palavras.
- Nível 4: O estudante lê corretamente até 10 palavras e 5 pseudopalavras em um minuto.
- Leitor Iniciante: Lê corretamente, em 60 segundos, 11 ou mais palavras e 6 ou mais pseudopalavras, mas ainda não atinge 65 palavras com 90% de precisão.
- Leitor Fluente: Lê mais de 65 palavras em um minuto, com precisão superior a 90%, em textos narrativos.
No início do ano, dos 517 alunos avaliados, 11% estavam no nível 1, 4% no nível 2, 8% no nível 3, 25% no nível 4, 47% no nível Iniciante e 5% no nível Fluente. Já no final do ano, entre os 513 alunos reavaliados, houve uma evolução expressiva: apenas 4% permaneceram no nível 1, 2% no nível 2, 4% no nível 3, 14% no nível 4, 50% no nível Iniciante e 26% alcançaram o nível Fluente.
Esses números mostram que a maioria dos estudantes avançou significativamente, com destaque para o salto de 5% para 26% no nível Fluente. Além disso, 90% dos alunos já demonstram compreensão e fluência adequadas para a sua idade, um indicador do sucesso das estratégias adotadas pela Secretaria Municipal de Educação.
Para garantir esses resultados, a pasta implementou diversas ações ao longo do ano, incluindo a utilização de materiais didáticos específicos e a adoção da plataforma online ‘Elefante Letrado’, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. A ferramenta permite que os alunos leiam textos e livros apropriados para sua idade, enquanto os professores acompanham a evolução de cada estudante por meio de dados mensurados pela plataforma.
A equipe da Secretaria Municipal de Educação de Itapira agradece o empenho dos professores, familiares e estudantes por todo o trabalho e dedicação durante o ano letivo passado e parabeniza a todos pela evolução nos resultados.